Disciplina / Área: Linguagens,
códigos e suas tecnologias.
Professores envolvidos: Ana
Paula Leite Borda, Eliane Peixoto Parron Paim, Iara Maria Correia de Oliveira,
Maria de Fátima Molinari, Marks William dos Santos, Marlene Biscaino Alcantara e Valéria Vieira Alves.
Público Alvo: 3ª
série do Ensino Médio e alunos inscritos no ENEM.
Cronograma: 30
de Outubro de 2017, às 19 horas.
Conteúdo: Produção
de texto dissertativo e expressão oral da leitura silenciosa de textos em
prosa, charges, poemas e gráficos.
Introdução:
Para
aprender a escrever, não bastam técnicas, leituras e motivação. Também é
preciso exercício. Escrever é como nadar: só aprende quem pratica, portanto só
aprende a escrever escrevendo.
Justificativa:
A
falta de orientação tem levado nossos alunos ao desânimo. Após algumas
tentativas frustradas, convenceram-se de que não são capazes de escrever. Por
isso, faz-se necessário a conscientização de que a produção de textos é uma
tarefa artesanal, que exige esforço e persistência, deixando-os cientes de que
mesmo os literatos, em geral, fazem e refazem seus textos muitíssimas vezes. O
bom texto, assim como o diamante, só brilha depois de lapidado. O rascunho é
indispensável tanto aos iniciantes como aos escritores consagrados, que nunca
se dão por satisfeitos com o que produzem. É imprescindível motivar os alunos
para essa prática, para que utilizem o hábito do rascunho até numa simples
redação de bilhetes. Para a execução desse projeto serão necessárias algumas
ações importantes como:
- Expor textos diversificados de fácil compreensão de todos;
- Executar o projeto com a presença de no mínimo dois professores;
- Trabalhar a expressão oral com os alunos;
- Utilizar no mínimo duas horas para a execução das tarefas propostas;
- Fazer correções das dissertações, na oficina, com a presença do aluno;
- Entregar cópias aos alunos das dicas “Lapidando a dissertação”;
- Expor as dissertações a todos que participaram da oficina.
Objetivos conceituais:
- Identificar a estrutura do texto dissertativo;
- Refletir sobre o tema que será trabalhado: “Moradores de rua: uma questão social”;
- Conhecer técnicas diferenciadas para encaminhar uma argumentação;
- Rascunhar quantas vezes se fizer necessário.
Objetivos procedimentais:
- Grafar corretamente as palavras;
- Empregar corretamente os acentos gráficos;
- Propor sugestões para resolução de problemas;
- Trocar opiniões com os colegas;
- Expressar-se oralmente;
- Ativar o repertório cultural do alunado;
- Montar textos dissertativos, seguindo a coerência das partes, a partir de fragmentos;
- Redigir textos dissertativos;
- Construir parágrafos utilizando as argumentações convincentes.
Objetivos atitudinais:
- Habituar-se à troca de ideias e informações entre colegas;
- Valorizar a troca de conhecimentos entre os colegas;
- Preocupar-se com a questão do tema trabalhado;
- Valorizar a norma padrão;
- Portar-se adequadamente nas tarefas propostas, respeitando as opiniões dos colegas;
- Conscientizar da importância da tevê, jornais, revistas e livros, na atualidade, influenciando sobre a vida e sobre a linguagem das pessoas;
- Estabelecer postura crítica diante das mídias;
- Tomar posição diante das ideias apresentadas pelos textos, emitindo juízo de valor sobre os temas propostos;
- Aceitar a crítica como uma forma de possibilitar o próprio aperfeiçoamento.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
- Leitura da charge com atenção;
- Responder oralmente qual é o tema da charge;
- Audição e discussão sobre a música: “O resto do mundo”, do Gabriel Pensador;
- Discussão oral de cinco questões feitas pelo professor, sobre o tema da charge;
- Exposição da estrutura do texto dissertativo;
- Apresentação de modelo de introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto dissertativo;
- Leitura e explicação das dicas “Lapidando a dissertação”;
- Visualização de um modelo estrutural de um texto dissertativo;
- Formação de grupos para produção textual;
- Entrega de textos de apoio e folhas para produção;
- Momento de produção sob a orientação dos professores;
- Entrega das dissertações aos professores conforme o término de cada grupo, para que fossem feitas as correções.
- Leitura dos textos produzidos para que todos ouvissem;
- Exposição das dissertações no mural da escola.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será feita
observando com muita atenção as deficiências de cada aluno e sanando-as,
levando sempre em consideração, toda a sequência didática e respeitando os
limites de cada aluno.
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