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segunda-feira, 6 de novembro de 2017

Oficina Lapidando a Dissertação

Disciplina / Área: Linguagens, códigos e suas tecnologias.

Professores envolvidos: Ana Paula Leite Borda, Eliane Peixoto Parron Paim, Iara Maria Correia de Oliveira, Maria de Fátima Molinari, Marks William dos Santos, Marlene Biscaino Alcantara e Valéria Vieira Alves.

Público Alvo: 3ª série do Ensino Médio e alunos inscritos no ENEM.

Cronograma: 30 de Outubro de 2017, às 19 horas.

Conteúdo: Produção de texto dissertativo e expressão oral da leitura silenciosa de textos em prosa, charges, poemas e gráficos.

Introdução:

Para aprender a escrever, não bastam técnicas, leituras e motivação. Também é preciso exercício. Escrever é como nadar: só aprende quem pratica, portanto só aprende a escrever escrevendo.

Justificativa:

A falta de orientação tem levado nossos alunos ao desânimo. Após algumas tentativas frustradas, convenceram-se de que não são capazes de escrever. Por isso, faz-se necessário a conscientização de que a produção de textos é uma tarefa artesanal, que exige esforço e persistência, deixando-os cientes de que mesmo os literatos, em geral, fazem e refazem seus textos muitíssimas vezes. O bom texto, assim como o diamante, só brilha depois de lapidado. O rascunho é indispensável tanto aos iniciantes como aos escritores consagrados, que nunca se dão por satisfeitos com o que produzem. É imprescindível motivar os alunos para essa prática, para que utilizem o hábito do rascunho até numa simples redação de bilhetes. Para a execução desse projeto serão necessárias algumas ações importantes como:
  • Expor textos diversificados de fácil compreensão de todos;
  • Executar o projeto com a presença de no mínimo dois professores;
  • Trabalhar a expressão oral com os alunos;
  • Utilizar no mínimo duas horas para a execução das tarefas propostas;
  • Fazer correções das dissertações, na oficina, com a presença do aluno;
  • Entregar cópias aos alunos das dicas “Lapidando a dissertação”;
  • Expor as dissertações a todos que participaram da oficina.

Objetivos conceituais:
  • Identificar a estrutura do texto dissertativo;
  • Refletir sobre o tema que será trabalhado: “Moradores de rua: uma questão social”;
  • Conhecer técnicas diferenciadas para encaminhar uma argumentação;
  • Rascunhar quantas vezes se fizer necessário.

 Objetivos procedimentais:
  • Grafar corretamente as palavras;
  • Empregar corretamente os acentos gráficos;
  • Propor sugestões para resolução de problemas;
  • Trocar opiniões com os colegas;
  • Expressar-se oralmente;
  • Ativar o repertório cultural do alunado;
  • Montar textos dissertativos, seguindo a coerência das partes, a partir de fragmentos;
  • Redigir textos dissertativos;
  • Construir parágrafos utilizando as argumentações convincentes.

Objetivos atitudinais:
  • Habituar-se à troca de ideias e informações entre colegas;
  • Valorizar a troca de conhecimentos entre os colegas;
  • Preocupar-se com a questão do tema trabalhado;
  • Valorizar a norma padrão;
  • Portar-se adequadamente nas tarefas propostas, respeitando as opiniões dos colegas;
  • Conscientizar da importância da tevê, jornais, revistas e livros, na atualidade, influenciando sobre a vida e sobre a linguagem das pessoas;
  • Estabelecer postura crítica diante das mídias;
  • Tomar posição diante das ideias apresentadas pelos textos, emitindo juízo de valor sobre os temas propostos;
  • Aceitar a crítica como uma forma de possibilitar o próprio aperfeiçoamento.

SEQUÊNCIA DIDÁTICA:
  • Leitura da charge com atenção;
  • Responder oralmente qual é o tema da charge;
  • Audição e discussão sobre a música: “O resto do mundo”, do Gabriel Pensador;
  • Discussão oral de cinco questões feitas pelo professor, sobre o tema da charge;
  • Exposição da estrutura do texto dissertativo;
  • Apresentação de modelo de introdução, desenvolvimento e conclusão de um texto dissertativo;
  • Leitura e explicação das dicas “Lapidando a dissertação”;
  • Visualização de um modelo estrutural de um texto dissertativo;
  • Formação de grupos para produção textual;
  • Entrega de textos de apoio e folhas para produção;
  • Momento de produção sob a orientação dos professores;
  • Entrega das dissertações aos professores conforme o término de cada grupo, para que fossem feitas as correções.
  • Leitura dos textos produzidos para que todos ouvissem;
  • Exposição das dissertações no mural da escola.

AVALIAÇÃO:

A avaliação será feita observando com muita atenção as deficiências de cada aluno e sanando-as, levando sempre em consideração, toda a sequência didática e respeitando os limites de cada aluno.









































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