Ceeja

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sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Projeto LEI (Leitura, Escrita e Interpretação)

Disciplina / Área: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Público alvo: Comunidade escolar.

Cronograma: anual.

Introdução:

LER – Fazem-se necessárias as atividades de leitura de texto escrito, trata-se de desenvolver a faculdade de atenção, pausada e reflexiva, sobre o mundo, que hoje é dificultada pela velocidade e simultaneidade dos acontecimentos e do avanço tecnológico.

ESCREVER – A escrita desenvolve a habilidade da paragrafação, da coerência e coesão textual e da escrita com letra de forma, tornando o texto legível aos leitores e propicia ao aluno a oportunidade de mostrar o seu estilo pessoal de escrever, a organização, a elaboração e o domínio técnico num texto.

INTERPRETAR – A interpretação faz com que o aluno comunique o texto ao público perfeitamente através da linguagem verbal e não verbal e faz-se necessária uma leitura dos textos pelos alunos além das entrelinhas, porque muitos leitores leem, mas não têm prazer em ler e não compreendem o que leem, pois, desta forma, o aluno será capaz de transformar assim sua maneira de fazer, conhecer, ser e conviver.

Justificativa:

Os alunos têm demonstrado graves deficiências na leitura, escrita e interpretação de textos em todas as áreas, visto os resultados nas orientações e avaliações periódicas. Ficou comprovado que uma grande parte deles é muito resistente à leitura, não tendo nenhum contato com a leitura, não tendo o comprometimento de sua família com a educação de um modo geral e a escola é o seu único referencial. Sendo assim, não são capazes de utilizar a leitura e a escrita para fazer frente às demandas de seu contexto social.

Objetivos:

  • Analisar e buscar, nos livros, os elementos básicos e os efeitos de sentido;
  • Adquirir conhecimento e expressar-se oralmente;
  • Ler nas “entrelinhas” para compreender as ideias que os autores deixaram implícitas;
  • Ler de maneira autônoma qualquer tipo de texto, selecionado conforme seus interesses e necessidades;
  • Despertar interesse de leitura e escrita em outros gêneros textuais;
  • Fazer resumo do livro lido sem alterar a ideia principal do autor, com coerência, coesão, paragrafação e letra legível;
  • Usar as marcas características deste tipo de texto. Ex: dois pontos, travessões, diálogo direto e indireto, parênteses ou até mesmo mudanças de letras para indicar pensamentos, falas, comportamento, etc.

Metodologia / estratégias:

  • Ao final de cada série/ ano, tanto do Ensino Fundamental quanto do Médio, o aluno deverá ler um livro paradidático de uma lista previamente selecionada pelos professores. O professor solicitará ao aluno uma leitura atenciosa para que ele faça um resumo do livro lido de 20 a 30 linhas;
  • O professor orientará o aluno que no resumo não deverá conter a 1ª pessoa, diálogo direto e sem alterar a ideia principal do autor, com coerência, coesão, paragrafação e letra legível;
  • O professor registrará no passaporte do aluno LP (1), (2), (3) ou (4) até que o trabalho seja concluído com sucesso ao longo do curso;
  • Após a leitura e o resumo pronto, o aluno entregará na sala de orientação ao professor de língua portuguesa;
  • O professor corrigirá o resumo na presença do aluno, observando e orientando quanto à coerência, coesão, paragrafação e as marcas características deste tipo de texto;
  • Após a correção, o aluno terá que passar o texto a limpo, várias vezes, até que o problema apresentado seja sanado, tanto na coerência quanto na coesão;
  • Sanadas todas as dificuldades apresentadas pelo aluno, o professor irá registrar, no passaporte do aluno, o L de liberado para fazer a prova do livro.

Recursos utilizados: dicionários e livros paradidáticos de vários autores.

Livros Indicados para leitura no Ensino Fundamental:

·         A aldeia sagrada – Francisco Marins.
·         Açúcar amargo – Luiz Puntel.
·         A droga da obediência – Pedro Bandeira.
·         A ilha do tesouro – Robert Louis Stevenson.
·         A ilha perdida – Maria José Dupré.
·         A marca de uma lágrima – Pedro Bandeira.
·         A volta ao mundo em 80 dias – Júlio Verne.
·         As mil e uma noites – Laurence Housman.
·         As minas do Rei Salomão – Henry Rider Haggard.
·         Harry Potter e a pedra filosofal – J. K. Rowling.
·         Harry Potter e a câmara secreta – J. K. Rowling.
·         Metamorfose – Franz Kafka.
·         Meu pé de laranja lima – José Mauro de Vasconcelos.
·         O escaravelho do diabo – Lúcia Machado de Almeida.
·         O fantasma de Canterville – Oscar Wilde.
·         O feijão e o sonho – Orígenes Lessa.
·         O príncipe e o mendigo – Mark Twain.
·         O médico e o monstro – Robert Louis Stevenson.
·         Os três mosqueteiros – Alexandre Dumas.
·         Pollyanna – Eleanor H. Porter.
·         Robson Crusoé – Daniel Defoe.
·         Romeu e Julieta – William Shakespeare.

Livros Indicados para leitura no Ensino Médio:

·         A hora da estrela – Clarice Lispector.
·         Amor de perdição – Camilo Castelo Branco.
·         Capitães de areia – Jorge Amado.
·         Clara dos Anjos – Lima Barreto.
·         Dom Casmurro – Machado de Assis.
·         Iracema – José de Alencar.
·         Macunaíma – Mário de Andrade.
·         Memórias de um sargento de milícias – Manuel Antônio de Almeida.
·         Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis.
·         Noite na taverna – Álvares de Azevedo.
·         O Ateneu – Raul Pompéia.
·         O cortiço – Aluísio Azevedo.
·         O Guarani – José de Alencar.
·         O primo Basílio – Eça de Queirós.
·         Quarto de despejo – Carolina Maria de Jesus.
·         Senhora – José de Alencar.
·         Triste fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto.
·         Vidas Secas – Graciliano Ramos.

Avaliação:

A avaliação será feita continuamente, observando e sanando as dificuldades individuais de cada aluno e, levando sempre em consideração, toda a sequência didática, respeitando os limites de cada um.

Após essa etapa, o aluno será liberado para a avaliação de Leitura, Escrita e Interpretação do paradidático lido por ele. A avaliação será composta de 10 (dez) questões de múltipla escolha e uma questão discursiva (resumo) para avaliar se ele apreendeu a sequência didática trabalhada.


















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