Ceeja

Ceeja

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Projeto – Autor do mês – Conhecendo o Escritor

JUNHO – MACHADO DE ASSIS

Carioca, filho de um operário mestiço de negro e português, foi criado pela madrasta, também mulata, foi cronista, contista, dramaturgo, jornalista, poeta, novelista, romancista, crítico e ensaísta, considerado também um autodidata, pois frequentou uma única escola pública em sua vida. Tinha uma saúde frágil, epilético e gago, e mesmo sem ter acesso a cursos regulares, empenhou-se em aprender.
Aos 16 anos, publica seu primeiro trabalho literário, o poema ELA, na revista Marmota Fluminense, de Francisco de Paula Brito, que acolhia novos talentos da época.
Três anos após, retorna a livraria como revisor e colaborador, e integrando ali a sociedade lítero-humorística Petalógica, onde criou um círculo de amigos, do qual faziam parte Joaquim Manoel de Macedo, Manoel Antonio de Almeida, José de Alencar e Gonçalves Dias.
Seu primeiro romance – “Ressurreição” – foi publicado em 1872; e em 1874 no jornal O Globo, começa a publicar em folhetins o romance “A mão e a luva”.
Em 1881, pouco convencional para a época, escreve “Memórias póstumas de Brás Cubas”, considerado um marco do Realismo na literatura brasileira.
É fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, e escolheu o nome de José de Alencar, seu grande amigo, para ser seu patrono. Pela sua importância como escritor, a Academia Brasileira de Letras passou a ser chamada de CASA DE MACHADO DE ASSIS.
         Obras dele que temos na escola: Memórias Póstumas de Brás Cubas,  Dom Casmurro, Iaiá Garcia, Esaú e Jacó, Quincas Borba, Ressurreição,  Helena, Contos Fluminenses e Memorial de Aires.









Nenhum comentário:

Postar um comentário