Ceeja

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sexta-feira, 19 de maio de 2017

Semana da Educação Alimentar

Tema: “Consumo consciente de proteínas de origem animal (carnes) e vegetarianismo.”

Disciplina / Área: Todas.

Público Alvo: O projeto tem como foco os alunos matriculados no CEEJA Prof. José Libânio Filho, funcionários, professores e gestores que desenvolvem atividades na unidade escolar.

Cronograma: 03 a 19/05/2017.

Justificativa:

 Vegetarianismo ou vegetarismo é um regime alimentar baseado no consumo de alimentos de origem vegetal. Define-se como a prática de não comer qualquer tipo de animal, com ou sem uso de laticínios e ovos.  
 Existe uma grande variação de dietas vegetarianas em relação aos produtos que são ou não consumidos. A forma mais popular de vegetarianismo é o ovolactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carnes, mas inclui ovos, leite e laticínios. Há também o lactovegetarianismo, que exclui todos os tipos de carne e também o ovo, mas, são consumidos leite e seus derivados. Outra forma de dieta vegetariana é o vegetarianismo restrito: neste, são excluídos todos os produtos de origem animal, como ovos, laticínios e mel.
 As dietas vegetarianas trazem resultados benéficos na prevenção e no tratamento de diversas doenças crônico-degenerativas não transmissíveis. Diversos estudos associam efeitos positivos de saúde com a maior utilização de produtos de origem vegetal e restrição de produtos oriundos do reino animal.
 Sob outra perspectiva, as carnes têm grande importância na alimentação humana devido à sua composição, com quantidade significativa de proteína, minerais vitaminas e ácidos graxos. Entretanto, ela vem sendo consumida em quantidades acima das recomendações nacionais e internacionais.
Em São Paulo, por exemplo, 75% das pessoas consomem além do recomendado, visto que o principal problema do consumo excessivo, principalmente das carnes vermelhas e processadas, é a relação com as doenças cardiovasculares e o câncer, sendo essas as principais causas de morte no Brasil e no mundo.
Além do custo à saúde, a produção de carne também gera impacto sobre o meio ambiente, pois promove o desmatamento, efeito estufa, reduz a biodiversidade e afeta a reposição de água doce. Segundo a FAO (Food and Agriculture Organization), de todas as atividades humanas, a pecuária é a maior responsável por erosão de solos e contaminação de mananciais aquíferos. A produção global de carne bovina era de 229 milhões de toneladas entre 1999 e 2001. Estima-se que esse número atinja 465 milhões de toneladas em 2050.
É importante citar que, quando há o consumo limitado de carnes na dieta onívora saudável, para haver a absorção adequada de nutrientes, como, o ferro e o zinco, é necessário o consumo de alimentos de origem vegetal. Dessa forma, o cuidado com a biodisponibilidade desses nutrientes deve se aplicar tanto à dieta vegetariana quanto à onívora.

Objetivos:
  • Promover interesse por parte dos alunos, funcionários e professores com relação ao consumo consciente de carne.
  • Despertar nos alunos o interesse pela alimentação e a curiosidades em relação a novos alimentos, novos sabores e combinações.
  • Promover uma alimentação saudável e a educação nutricional.
  • Desenvolver a interação, fundamental para o processo de ensino-aprendizagem.
                    
Metodologia / estratégias:
  • Divulgação do projeto junto à comunidade escolar para que tragam receitas vegetarianas que serão expostas em murais.
  • Descrição da receita por completo, colocando título, ingredientes (itens e quantidades) e modo de preparo.
  • Correção conjunta (professor e aluno) de cada receita para verificar se o aluno atendeu à estrutura do texto e temática.
  • Exposição das receitas em murais pela escola.
  • Montagem de um livro de receitas vegetarianas a partir das produções dos alunos.
Avaliação:

A avaliação do projeto será realizada através da observação do interesse da comunidade escolar pelas receitas e por meio das trocas de experiências quanto à preparação dos alimentos sugeridos.
Os alunos que participarem do projeto terão direito a 1,0 (um) ponto a ser utilizado em uma ocasião de sua escolha num prazo de 1 (um) ano.

Sites relacionados e materiais de apoio:

http://www.sustentarea.com.br
http://www.segundasemcarne.com.br
http://www.svb.org.br/887-livro-merenda-vegetariana
http://www.svb.org.br/livros/guia-alimentar.pdf
http://vegetariannutrition.net/docs/Vegetarian-Infants.pdf
http://www.akatu.org.br

Divulgação do projeto à comunidade escolar:




Professores orientando alunos sobre o projeto:







Professora orientando e corrigindo a receita de uma aluna:



Montagem dos murais:







Murais:






Alunos, professores e funcionários observando os painéis:








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