Ceeja

Ceeja

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

E assim foi o segundo semestre...

Caros estudantes, respeitáveis leitores

Nossa rotina de publicações, como vocês perceberam, foi alterada nesse segundo semestre, por força de uma lei que impede qualquer site ligado a um órgão público (como é o caso deste) de publicar durante o período eleitoral!
Portanto, resolvemos nestes poucos dias que antecedem o recesso escolar, colocar um resumo de alguns dos principais eventos e projetos ocorridos neste semestre.
Vamos lá.

INCENTIVO À NOVOS LEITORES

Este projeto, desenvolvido por toda a equipe Ceeja Presidente Prudente, tem por objetivo incentivar o hábito da leitura em nossos estudantes. Consiste em premiar com um ponto (o qual poderá ser utilizado para aumentar a nota em qualquer prova periódica), o aluno que ler um dos livros do projeto e preencher a ficha de leitura referente ao livro. É um projeto muito interessante, pois oferece uma alternativa às leituras obrigatórias.






















PROJETO "JORNAL"

Para aproximar e familiarizar nossos estudantes do hábito da leitura de jornais.











PROJETO DROPS LITERÁRIO

Desenvolvido pela equipe do M.I. (Módulo Integrado) e pela sala de leitura é um projeto que reuni, periodicamente, os alunos na sala de leitura ou no pátio da escola para a leitura de uma obra literária.





















OFICINA: "POR TRÁS DAS LETRAS"

Uma reedição da oficina ocorrida no primeiro semestre, também desenvolvida pela equipe do M.I. (Módulo Integrado), continuou com seu objetivo de demonstrar a importância da interpretação nos diversos tipos de textos usados pelas disciplinas na escola.











OFICINA: "FOLCLORE - UM MITO, UM RITO, UMA DATA NO CALENDÁRIO"

Realizada pela equipe de Ciências Humanas, teve por objetivo levar o estudante a conhecer o conceito de folclore; as manifestações folclóricas brasileiras nas diversas áreas culturais (artesanato, literatura, música, dança, brinquedos), bem como a importância da prática da leitura no desenvolvimento de competências e habilidades tais como a interpretação e a análise dos mais variados tipos de narrativa de nossa história.





















OFICINA DE LÓGICA

Desenvolvida pela equipe de Matemática, esta oficina procurou demonstrar a importância do raciocínio lógico através de desafios matemáticos e histórias de enigmas intrigantes.







PROGRAMA RECOMEÇO - VAMOS FALAR SOBRE O CRACK

Projeto também realizado por todas as equipes, que visa alertar e conscientizar nossos estudantes do perigo não só do Crack, mas das drogas de uma maneira geral.









MOSTRA DE CIÊNCIA

No mesmo modelo de uma feira de ciências, a equipe de Ciências da Natureza preparou esta mostra de experimentos químicos e físicos para despertar o interesse e a curiosidade dos nossos estudantes para esta área. Quem, na escola, nunca se surpreendeu com estes experimentos e desejou se tornar um cientista?



















O PERIGO DA DENGUE


Assunto recorrente em nossos projetos, visto o perigo imediato para a sociedade, a exposição sobre a importância de se combater o mosquito transmissor da dengue se tornou uma exposição permanente em nossos murais.




















OFICINA: "LAPIDANDO A DISSERTAÇÃO" (tema - dengue)

Desta vez com o tema "dengue", esta oficina, realizada pela equipe de Linguagens e Códigos, mais uma vez teve o objetivo de orientar nossos estudantes sobre as técnicas de redação. Conhecimento muito útil para realizar provas como o ENEM, mas também para quem deseja aprimorar sua escrita.



















OFICINA: DIETA SAUDÁVEL x OBESIDADE

Realizada pela equipe de Matemática, esta oficina mostrou os riscos que uma alimentação desequilibrada trazem para a saúde e para o bem estar das pessoas.























SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Este ano, além dos tradicionais cartazes informativos desenvolvidos pelas equipes, recebemos como convidada, dentro do projeto "drops literário", a professora Rita de Cássia Nespoli Damasceno, que realizou a encenação e a leitura do texto "Navio Negreiro" de Castro Alves.






















OFICINA "DOCE VENENO" (diabetes)

Uma das doenças mais "silenciosas" que existem, o diabetes, foi o tema desta oficina desenvolvida pela equipe de Ciências da Natureza. Seus riscos, seu tratamento e sua prevenção foram alguns dos assuntos abordados neste projeto.




















E assim termina mais um ano de muito, porém prazeroso, trabalho!
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário