A apresentação de fatos históricos aos estudantes, bem como a forma como esta apresentação se dá, proporciona a oportunidade de construir o entendimento do presente através da análise crítica de fatos do passado.
A preservação dos valores culturais dos povos indígenas, bem como o estímulo ao respeito desta e das demais culturas que formam nossa identidade cultural são debates que podem ser suscitados por uma exposição que tenha como tema o dia do índio (19 de abril). Da mesma forma, datas como o “Descobrimento” do Brasil ( 22 de abril) e Tiradentes (21 de abril), são episódios da História do Brasil cuja apresentação e ressignificação oferecem ao estudante a oportunidade de refletir sobre as circunstâncias em que tais fatos ocorreram, bem como a relação de forças sociais, políticas e econômicas que levaram a eles.
Portanto, a importância do estudo de datas históricas não está, como o senso comum geralmente considera, em exaltar personagens históricos, mas, se justifica exatamente na ressignificação desta visão dominante e na tentativa de estimular uma consciência crítica em relação aos acontecimentos do passado e do presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário