Ceeja

Ceeja

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Halloween!

Halloween, ou Dia das Bruxas, como é conhecido no Brasil, é uma forte tradição cultural em vários países, principalmente no mundo anglófono, mas surgiu entre os Celtas, na região onde hoje fica a Irlanda, há cerca de 2500 anos. Desde sua origem, o Halloween é celebrado no dia 31 de outubro, data que marca o Samhain, o Ano Novo Celta, que tinha início em 1º de novembro.

Não se sabe com exatidão quais eram os objetivos dos celtas ao utilizarem objetos assustadores em suas casas nesse dia, ou porque usavam fantasias macabras. Eles não deixaram registros escritos, e sua história e tradições foi passada oralmente de geração em geração. Uma das teorias a respeito dessa tradição é de que os celtas acreditavam que, nesse dia, os espíritos dos mortos se levantavam, e saiam em busca dos vivos, de quem tomariam os corpos. A decoração e as fantasias assustadoras seriam utilizadas como forma de se defender.

Na Idade Média, a tradição era motivo de perseguição e condenação à fogueira por parte da Igreja Católica. Foi na época da Inquisição que o nome “Dia das Bruxas” foi adotado. Assim, na tentativa de afastar o caráter pagão da festa, a Igreja promoveu alterações no calendário, de modo que o Dia de Todos os Santos passou a ser comemorado no dia 1º de novembro, o que antes acontecia no dia 13 de maio, e foi criado o Dia de Finados (2 de novembro). Por isso, o nome “Halloween” é uma contração do termo “All hallow’s eve", que significa “véspera de todos os santos”, no inglês antigo.

O Halloween foi introduzido nos Estados Unidos por imigrantes irlandeses, em 1840. Os vínculos com a tradição celta, e mesmo com a religiosidade incutida pela Igreja foram se perdendo com o passar dos anos. Atualmente, o Halloween é mais uma tradição de cunho comercial. No dia 31 de outubro as crianças saem para a rua fantasiadas, batendo na porta das casas, e dizendo a frase tradicional: “travessuras ou gostosuras” (trick or treat, em inglês) , para ganhar doces. Entre os adultos, é comum a decoração das casas e a troca de presentes.

O Halloween foi difundido pelo mundo pelo cinema americano. No Brasil, além da televisão, as escolas de idiomas introduziram a festa entre as crianças e os jovens. A introdução de uma festa que nada tem a ver com a rica cultura brasileira foi motivo de protestos, o que levou o governo a criar, em 2005, o Dia do Saci, comemorado no mesmo dia do Halloween.

Texto adaptado de Thais Pacievitch.

Em virtude de toda essa tradição, a Equipe de Linguagens, juntamente com a professora da Sala de Leitura elaboraram o projeto Halloween. Durante o mês de outubro, a Sala de Leitura trabalhou, no projeto autor do mês, a escritora Mary Shelley (1797-1851), escritora inglesa, autora do romance "Frankenstein", considerado a primeira ficção científica da literatura mundical. 

No dia 31 de outubro, o professor Marks William apresentou, no pátio da escola, um Drops Literário, enfatizando a vida da autora e a importância de sua obra. Em seguida, algumas professoras de nossa escola apresentaram um flash mob da música Thriller de Michael Jackson.

As dependências das salas de orientação de Linguagens foram decoradas especialmente para a data e foi realizado o concurso cultural "What is your worst nightmare?" (Qual seu pior pesadelo?) O escolhido recebeu uma premiação assustadoramente doce.

Painel sobre Mary Shelley na Sala de Leitura










Preparação e Decoração dos Ambientes da Sala de Orientação de Linguagens
































Drops Literário sobre Mary Shelley e sua obra Frankenstein









Doces ou Travessuras?





Flash mob da música Thriller de Michael Jackson
































Nenhum comentário:

Postar um comentário